domingo, 1 de novembro de 2009

HIDRATAÇÃO CASEIRA

Todo mundo sabe que a única solução é hidratar, correr dos banhos muito quentes e caprichar no protetor solar, mas muitas vezes, a cutis ainda necessita de maior atenção e um pouco mais de cuidados específicos.

O jeito é aplicar máscaras potentes e que podem ser feitas em casa, a custo quase zero e com aromas deliciosos.
Aí vai alguns segredinhos infalíveis para recuperar a pele e conseguir textura aveludada e livre da aparência ressecada. Confira:

Máscara de Rainha da Hungria

· 1 colher de sopa de coco natural ralado

· 1 ampola de vitamina E

· metade de 1/4 de abacate

· 2 colheres de sopa de aveia

· 2 colheres de sopa de chá de alecrim (Rainha da Hungria).

O chá de alecrim associado às propriedades do abacate, da aveia, do coco e da vitamina E vão deixar a pele revitalizada e vão criar uma barreira protetora e nutritiva sobre a pele.

Modo de fazer:
Faça a àgua de Rainha da Hungria (chá) com três colheres de sopa da flor de alecrim, misturadas em um copo de àgua e por 30 minutos. Deixe esfriar e coe. Bata no liquidificador com os outros ingredientes e aplique na pele, deixando agir por 20 minutos.

Creme nutritivo de cacau e laranjeira

· 3 colheres de sopa de manteiga de cacau

· 1 colher de sopa de lanolina (comprada em casas naturais)

· 1/2 pepino descascado

· 1 colher de água de flor de laranjeira

A manteiga de cacau tem uma longa história na cosmética, sendo utilizada desde a antiguidade. Tem ação emoliente, amaciando e protegendo a pele. Sua associação com a flor de laranjeira, que possui propriedade anti-oxidantes, ajuda a suavizar pequenas rugas e devolve elasticidade para a pele.

Modo de fazer:
Derreta a manteiga e a lanolina em banho-maria, mexendo com uma espátula de madeira. Enquanto isso, tire o suco do pepino ralando-o e espremendo-o com um pano de algodão fino.. Misture tudo acrescentando a água de flor de laranjeira. Leve a mistura ao banho-maria, mexendo devagar com a espátula até dar liga.

Deixe esfriar e aplique sobre o rosto antes de deitar. Conserve em vidro escuro, com tampa bem vedada, na geladeira. Pode ser usado diariamente, em todos os tipos de pele.

Leite de aveia do oriente

· 2 colheres de sopa de aveia

· 1/2 copo de água

As propriedades emolientes, energéticas, nutritivas e hidratantes da aveia tornaram-a indispensável para os tratamento de pele. Esta receita é utilizada há vários séculos no Oriente, em países como o Japão. A loção hidrata, amacia e clareia a pele eé um dos segredos das gueixas para uma pele mais bonita.

Modo de fazer:
Misture a aveia com a água e deixe repousar por uma hora. Coloque em um saco de algodão fino e esprema bem. Utilize o leite no rosto e no corpo, diariamente. Por sua textura fina e refrescante, é indicado para todos os tipos de pele.

RECONSTITUIÇÃO MAMARIA PODE ESPERAR

Aproveitar o embalo de uma mastectomia e promover mudanças estéticas de impacto é pouco aconselhável. O melhor, em alguns casos, é deixar a reconstituição da mama para um pouco mais tarde.
A evolução técnica e de materiais permite que se faça a reconstituição da mama afetada por um tumor imediatamente após a retirada do câncer e, também, que a paciente promova alterações de ordem estética que podem atuar como fator positivo em sua reconquista de autoestima, às vezes afetada pela doença.
Há casos, porém, em que a paciente tem de esperar algum tempo para submeter-se à cirurgia de reconstrução.
“A decisão de adiar a reconstrução para um momento mais adequado é definida pela equipe multidisciplinar, composta de mastologista, cirurgião plástico e oncologista”.
Diversos fatores interferem nessa decisão, mas o adiamento está estreitamente ligado às condições de saúde da paciente.
“Questões como excesso de peso, obesidade ou hipertensão podem ser decisivas para o adiamento”, afirma o cirurgião plástico. Essas condições podem aumentar o risco de complicações, porque a cirurgia pode durar mais tempo, ser de maior porte e, por isso, constituir um risco aumentado ao qual a equipe não quer submeter a paciente.
O estadiamento do tumor também interfere na decisão. Não que a cirurgia vá interferir na evolução da doença, mas porque qualquer eventual complicação da cirurgia plástica, que demande maior tempo de recuperação, pode atrapalhar o andamento do tratamento contra o câncer.
“Como a reconstrução mamária pode ser realizada a qualquer tempo – e há casos de reconstrução feita depois de alguns meses e até cinco anos após a cirurgia -, é melhor que a paciente passe por essa etapa quando não houver mais riscos”.

Muitas pacientes querem aproveitar o momento da reconstrução para concretizar antigos sonhos, como o de aumentar a mama. “Não há impedimento para isso, desde que prevaleça o bom senso”. É desaconselhado os exageros, mas admite-se fazer aumentos dentro de padrões aceitáveis.
“Se a paciente tiver de fazer um tratamento radioterápico depois, a prótese exagerada não permite que o radiologista direcione corretamente os feixes e a aplicação acaba sendo prejudicada".

QUEDA DE CABELOS

Para enfrentar o período de queda de cabelos de forma menos difícil, é aconselhável tomar algumas providências, antes, durante e depois desse processo. Corte os cabelos bem curtos antes que comecem a cair para que o peso menor adie um pouco o início da queda. Providencie acessórios como lenços, turbantes, bonés, chapéus e perucas. A versatilidade da moda atual facilita o uso desse tipo de acessório e ajuda a dar um visual moderno e arrojado.

Quando lavar os cabelos, opte por xampu neutro, para evitar o ressecamento dos fios e do couro cabeludo. Enxugue-os com toalha macia e sem esfregar. O secador deve ter sua temperatura regulada entre morna e fria. Prefira escova macia, como as de bebê.

Não use grampos, fivelas ou elásticos e evite produtos químicos, como tinturas, permanentes ou sprays.

Perucas

A moda hoje oferece um sem-número de artifícios para disfarçar a falta de cabelos garantindo, ao mesmo tempo, um visual simpático, moderno e, muitas vezes, até ousado. É claro que a primeira medida para enfrentar o período de queda de cabelos é o uso de uma peruca, que tanto pode ser feita com cabelos naturais como sintéticos.

É mais fácil escolher a peruca adequada antes do início do tratamento, o que permite optar por um modelo que mais se aproxime da aparência e cor dos cabelos naturais. Entretanto, para quem estiver com vontade de variar a aparência, esse é também um momento para experimentar modificações, quem sabe até radicais. Se você estiver com vontade de mudar, escolha uma cor de cabelo ou um corte que mais se adeque a essa sua fase.

PELE E MAQUIAGEM

O ressecamento da pele torna-a quebradiça e facilita a entrada de agentes infecciosos. Por isso, os cuidados com a higiene têm de ser redobrados. Antes de aplicar qualquer produto sobre a pele, lave bem as mãos com sabonete. Use uma espátula descartável para retirar a quantidade que será aplicada. Dê preferência a instrumentos descartáveis, como algodão, gaze ou esponjas. Os materiais que não podem ser descartados devem ser lavados com água e sabão após cada uso. Não compartilhe seus produtos de limpeza de pele e maquiagem com outras pessoas, para diminuir o risco de infecções.

Limpe o rosto com esponja macia, água morna e sabonete neutro antes de aplicar a maquiagem. Comece com um hidratante facial e, eventualmente, um corretivo para disfarçar manchas na pele. Você pode aplicar a maquiagem a que está acostumada: base, pó e blush (utilizando esponjas macias), sombras, delineadores e rímel para os olhos. No caso de estar sem sobrancelhas, pode-se desenhá-las com um lápis macio. O batom também pode ser aplicado, de preferência os que contêm hidratante.

MANICURE

Pacientes que retiraram gânglios das axilas na cirurgia de remoção de tumor mamário podem estar sujeitos a linfedema nessa região e nos braços e, portanto, precisam de cuidados especiais na hora de fazer suas mãos. Todos os pacientes que passam por tratamentos quimioterápicos têm queda esperada da imunidade e por isso são necessários cuidados com higiene para impedir a ocorrência de infecções. O aconselhável é não retirar a cutícula, que é uma barreira contra agentes infecciosos. A solução para evitar o ressecamento da cutícula é hidratá-las diariamente com um creme e afastá-las com um empurrador.

Para fazer as mãos sem problemas, é só tomar algumas precauções, começando por lavá-las bem com água abundante e sabão. O esmalte deve ser retirado com removedor, mas, como esse produto resseca unhas e cutículas, é melhor optar por tons claros de esmalte, que saem mais facilmente. O corte das unhas deve ser arredondado.

Todos os instrumentos utilizados devem ser previamente esterilizados em água fervente, por dez minutos. Após esfriarem, podem ser usados. Se optar por cuidar das unhas em uma manicure, procure levar seus próprios instrumentos previamente esterilizados e guardados em recipiente limpo. Não se acanhe de solicitar à profissional que vai atendê-la para lavar as mãos com água abundante e sabão antes de iniciar a tarefa. Assegure-se, também, de que haja protetores plásticos descartáveis nas bacias em que irá mergulhar seus pés e, de preferência, leve seus próprios recipientes para mergulhar as mãos, na operação necessária para o amolecimento e afastamento da cutícula.

PERUCA BEM TRATADA DURA MAIS

Se você optou por usar uma peruca durante seu tratamento quimioterápico, terá de tomar alguns cuidados para que ela mantenha seu viço e possa ter boa durabilidade. Muitos desses cuidados são iguais aos que se tomam em relação aos próprios cabelos e, por isso, a tarefa não oferece dificuldades especiais.

As perucas de cabelo humano devem ser lavadas em casa, com shampoo e condicionador para cabelos normais, e as de cabelo sintético precisam de produtos específicos para esse tipo de material. Para ambas, deve-se utilizar água fresca ou fria, nunca quente ou morna. Em geral, as perucas devem ser lavadas entre duas a três vezes por mês.

Se não puder lavar em casa ou não se sentir disposta para isso, leve a peruca ao lugar onde a comprou. Se optar em deixar que seu cabeleireiro a lave, pergunte a ele se tem conhecimento no assunto, pois nem todos esses profissionais sabem como proceder adequadamente em relação às perucas e elas podem acabar se estragando.

Para lavar a peruca em casa, o procedimento é muito simples:

1. Escove delicadamente a peruca para desembaraçar os cabelos e vire a peruca do lado contrário, de modo que os cabelos fiquem para dentro e a touca para fora;
2. Adicione uma colher de shampoo e uma colher de condicionador em uma bacia com água fresca e deixe-a de molho de 5 a 10 minutos;
3. Agite delicadamente, sem esfregar;
4. Enxagüe em água corrente e vire a peruca para sua posição normal;
5. Seque delicadamente com uma toalha para retirar o excesso de água, sem esfregar;
6. Pendure sua peruca e deixe-a secar em temperatura ambiente. Não penteie ou escove sua peruca enquanto estiver molhada;
7. Quando estiver completamente seca, penteie sua peruca no estilo desejado, seja com escova, pente ou com a ajuda de seus dedos.

Para pentear a peruca, o procedimento também é simples:

1. Não tente colocar cada fio de cabelo perfeitamente no lugar, para garantir naturalidade;
2. Use escovas e pentes especiais para perucas, pois eles tornam mais fácil o ato de pentear e podem estender sua vida útil.

Perucas de cabelo sintético não podem ser expostas a equipamentos de calor como secador, babyliss ou chapinha. Elas também não podem ser tingidas, porque a tinta não “pega” e, por isso, esteja bem segura da coloração que você escolheu para sua peruca de fios sintéticos: ela não poderá ser mudada.

Para as perucas de cabelo humano, o uso de equipamentos de calor e de tintura está liberado. Se o estilo de peruca escolhido oferecer flexibilidade, você pode experimentar novos penteados à vontade. Elas também admitem o uso de fixador spray, mousse ou gel.

Mesmo sendo bem tratada, a peruca terá de ser substituída se você quiser continuar usando esse artifício após seu tratamento. Perucas sintéticas devem ser trocadas de duas a três vezes por ano e as de cabelo natural, pelo menos uma vez por ano.

RESSECAMENTO MÃO E PÉS - HIDRATAÇÃO

O ressecamento da pele que pode aparecer nas mãos e pés durante o tratamento de quimioterapia pode e deve ser controlado com o uso de produtos de hidratação.

Em alguns pacientes, a quimioterapia provoca a chamada síndrome mão-pé, que consiste em ressecamento da pele de mãos e pés, algumas vezes chegando a causar rachaduras, vermelhidão, descamação e ressecamento com esfoliação das unhas.

“A secreção sebácea faz um manto lipídico sobre a pele cuja função principal é de proteção. Com o ressecamento, essa proteção diminui, tornando necessária e importante sua reposição”.

A reposição é feita pelos cremes hidratantes, que podem conter substâncias diversas, como a uréia e alguns tipos de silicone, e agem para evitar a perda da água. Entre as substâncias que podem ser utilizadas há a vaselina, fácil de ser encontrada e de baixo custo.

A síndrome mão-pé deixa a pele muito suscetível a agressões externas, fungos e bactérias, e por isso é necessário manter essas regiões bem higienizadas.
É indicado o uso de sabonetes líquidos ou em barras que sejam hidratantes. A secagem deve ser feita evitando-se a fricção da toalha ou com o uso de um secador de cabelos. Depois da limpeza, deve-se passar o hidratante e voltar a usar o produto sempre que houver sensação de que a pele está seca.

É importante lembra que a coceira, que é resultado do ressecamento da pele, tende a reverter com a correta hidratação.

Como a pele está mais sensível nessa fase, é preciso estar atento à exposição solar. O uso de um protetor solar com fator de no mínimo 30 deve tornar-se rotina, sempre que o paciente sair de casa. Em ambiente interno, a luz fria só preocupa se a pessoa ficar exposta por longo tempo a uma fonte de luz que esteja a menos de 60 cm de distância.

Tudo o que acontece na pele das mãos e pés reflete-se nas unhas, por isso, o paciente pode observar alterações nas unhas, como espessamento e, às vezes, até sangramento ao redor delas. O tratamento para esse problema também é a hidratação.

Outros cuidados também são necessários: deve-se evitar a retirada da cutícula, bem como produtos químicos do tipo acetona e esmaltes.

Finalmente, para quem quer implementar o cuidado com a pele, é possível reforçar a proteção incluindo na alimentação itens ricos em betacaroteno – como cenoura, mamão, tomate e pimentão -, precursor da vitamina A, que tem ação fotoprotetora.