domingo, 1 de novembro de 2009

PERUCA BEM TRATADA DURA MAIS

Se você optou por usar uma peruca durante seu tratamento quimioterápico, terá de tomar alguns cuidados para que ela mantenha seu viço e possa ter boa durabilidade. Muitos desses cuidados são iguais aos que se tomam em relação aos próprios cabelos e, por isso, a tarefa não oferece dificuldades especiais.

As perucas de cabelo humano devem ser lavadas em casa, com shampoo e condicionador para cabelos normais, e as de cabelo sintético precisam de produtos específicos para esse tipo de material. Para ambas, deve-se utilizar água fresca ou fria, nunca quente ou morna. Em geral, as perucas devem ser lavadas entre duas a três vezes por mês.

Se não puder lavar em casa ou não se sentir disposta para isso, leve a peruca ao lugar onde a comprou. Se optar em deixar que seu cabeleireiro a lave, pergunte a ele se tem conhecimento no assunto, pois nem todos esses profissionais sabem como proceder adequadamente em relação às perucas e elas podem acabar se estragando.

Para lavar a peruca em casa, o procedimento é muito simples:

1. Escove delicadamente a peruca para desembaraçar os cabelos e vire a peruca do lado contrário, de modo que os cabelos fiquem para dentro e a touca para fora;
2. Adicione uma colher de shampoo e uma colher de condicionador em uma bacia com água fresca e deixe-a de molho de 5 a 10 minutos;
3. Agite delicadamente, sem esfregar;
4. Enxagüe em água corrente e vire a peruca para sua posição normal;
5. Seque delicadamente com uma toalha para retirar o excesso de água, sem esfregar;
6. Pendure sua peruca e deixe-a secar em temperatura ambiente. Não penteie ou escove sua peruca enquanto estiver molhada;
7. Quando estiver completamente seca, penteie sua peruca no estilo desejado, seja com escova, pente ou com a ajuda de seus dedos.

Para pentear a peruca, o procedimento também é simples:

1. Não tente colocar cada fio de cabelo perfeitamente no lugar, para garantir naturalidade;
2. Use escovas e pentes especiais para perucas, pois eles tornam mais fácil o ato de pentear e podem estender sua vida útil.

Perucas de cabelo sintético não podem ser expostas a equipamentos de calor como secador, babyliss ou chapinha. Elas também não podem ser tingidas, porque a tinta não “pega” e, por isso, esteja bem segura da coloração que você escolheu para sua peruca de fios sintéticos: ela não poderá ser mudada.

Para as perucas de cabelo humano, o uso de equipamentos de calor e de tintura está liberado. Se o estilo de peruca escolhido oferecer flexibilidade, você pode experimentar novos penteados à vontade. Elas também admitem o uso de fixador spray, mousse ou gel.

Mesmo sendo bem tratada, a peruca terá de ser substituída se você quiser continuar usando esse artifício após seu tratamento. Perucas sintéticas devem ser trocadas de duas a três vezes por ano e as de cabelo natural, pelo menos uma vez por ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário