domingo, 1 de novembro de 2009

MANICURE

Pacientes que retiraram gânglios das axilas na cirurgia de remoção de tumor mamário podem estar sujeitos a linfedema nessa região e nos braços e, portanto, precisam de cuidados especiais na hora de fazer suas mãos. Todos os pacientes que passam por tratamentos quimioterápicos têm queda esperada da imunidade e por isso são necessários cuidados com higiene para impedir a ocorrência de infecções. O aconselhável é não retirar a cutícula, que é uma barreira contra agentes infecciosos. A solução para evitar o ressecamento da cutícula é hidratá-las diariamente com um creme e afastá-las com um empurrador.

Para fazer as mãos sem problemas, é só tomar algumas precauções, começando por lavá-las bem com água abundante e sabão. O esmalte deve ser retirado com removedor, mas, como esse produto resseca unhas e cutículas, é melhor optar por tons claros de esmalte, que saem mais facilmente. O corte das unhas deve ser arredondado.

Todos os instrumentos utilizados devem ser previamente esterilizados em água fervente, por dez minutos. Após esfriarem, podem ser usados. Se optar por cuidar das unhas em uma manicure, procure levar seus próprios instrumentos previamente esterilizados e guardados em recipiente limpo. Não se acanhe de solicitar à profissional que vai atendê-la para lavar as mãos com água abundante e sabão antes de iniciar a tarefa. Assegure-se, também, de que haja protetores plásticos descartáveis nas bacias em que irá mergulhar seus pés e, de preferência, leve seus próprios recipientes para mergulhar as mãos, na operação necessária para o amolecimento e afastamento da cutícula.

2 comentários: