domingo, 20 de setembro de 2009

CARTA ABERTA AOS MÉDICOS

Prezado médico,

Depois de vinte anos da união de profissionais altamente qualificados em torno de oferecer o melhor aos seus pacientes, o IPC (Instituto Paulista de Cancerologia) filiado ao Allegheny General Hospital, Inaugurou o espaço IPC, o primeiro espaço de conveniência criado para pacientes oncologico que oferece as seus clientes, palestras, grupos de discussão, Workshops, alimentos especialmente formulados para pacientes em vários estágios de tratamento, perucas, apliques, malhas compressivas, roupas íntimas e de banho, próteses e acessórios.
A iniciativa, segundo o oncologista Dr. Ricardo César Pinto Antunes, diretor do IPC, tem como objetivo oferecer produtos e atendimento complementar para os pacientes. Neste espaço os pacientes poderão trocar experiências e adquirir produtos que possa suprir algumas necessidades físicas e mesmo emocionais. Enfim, encontrar um ambiente adequado e pessoas especializadas que estarão ali para ajudá-las nesse momento especial, sempre sob supervisão de médicos e psico-oncologistas treinadas especificamente para isso, lembrando que 2% de toda a renda do espaço serão revertidas para Sociedade Brasileira de Cancerologia, para a promoção de programas preventivos da doença.
O IPC em parceria com a cosmiatra, professora de Educação Física e presidente do ABC Spas, Ala Szerman, disponibiliza as seus pacientes, terapias complementares a medicina convencional cujo trabalho proporciona melhor condição física, auto estima e adesão aos tratamentos, através de um programa baseado em estudos e experiências médicas, dirigido a pacientes em vários estágios da doença, pois a harmonia do corpo mente e espírito é a base necessária para se obter as energias indispensáveis para o tratamento.
Ala Szerman diz que a experiência pela qual passou, em 1991, quando se submeteu a uma mastectomia, a fez estudar tratamentos auxiliares para esses pacientes.

Segundo o Dr. Gelson Batochio, médico oncologista responsável pelo Centro Integrado IPC, o paciente oncologico na maioria das vezes fica fragilizado, principalmente do ponto de vista imunológico e emocional. Com a ajuda destas terapias melhoram não apenas sua condição física, mas também sua auto estima. Ele garante que as terapias realizadas no Centro Integrado IPC ajudam no tratamento oncologico, e são indicadas para períodos pré e pós-operatórios e mesmo durante as fases de quimioterapia e radioterapia.

Transcorridos vinte anos dedicados a pesquisas, estudos e experiências em terapias complementares, eu Shirley Szwarfuter, técnica em enfermagem, terapeuta corporal, massoterapeuta, professora da Terapia das Pedras Quente (lançamento de Ala Szerman), e ex supervisora do Centro Integrado IPC, pioneiro no Brasil disponibilizo terapias complementares, conforme prévia avaliação e autorização médica, a pacientes oncologico.
Terapias estas que não interferem nos tratamentos da medicina convencional, só complementam, aumentando a possibilidade de cura e trazendo maior qualidade de vida. É a interação da medicina tradicional á terapia complementar, visando á saúde do ser humano como um todo.

Terapias com objetivos importantes:

Melhora a tolerância dos procedimentos da medicina convencional:
As terapias reduzem o nível de ansiedade e medo pelo aumento da Dopamina e Serotonina, que são hormônios do estresse.
Minimiza sintomas:
Estimulando pontos específicos do corpo que são condutores de sinais eletromagnéticos, que em condições normais não são emitidos, é produzida uma reação bioquímica que libera endorfina, que diminui a dor, estimula o sistema nervoso central, mudando as sensações e melhorando as funções involuntárias.
Melhora o sistema imunológico:
Estudos e pesquisas apontam que as terapias complementares, fortalecem o sistema imunológico, aumentando as defesas naturais do organismo, as células naturais e a nutrição dos tecidos. Com o sistema imunológico fortalecido a cura é muito mais rápida.
Aceitação e adesão ao tratamento convencional:
As terapias complementares estimulam os pacientes a aceitar e aderir ao tratamento necessário da medicina convencional, ajudando-os a recuperar a auto estima e vencer o medo.
Melhora a possibilidade de cura:
Diminui produção de hormônios neuroendocrinos associados ao estresse, tais como: epinefrina, cortisol e adrenalina, reduzindo a ansiedade, medo e depressão.

Para proporcionar qualidade de vida para pacientes oncologico, é necessário o envolvimento ativo de uma equipe multidisciplinar. Esses profissionais devem trabalhar de modo integrado para conseguirem aliviar o sofrimento, eliminar os padrões anormais de comportamentos, melhorarem suas atividades e orientar seus cuidadores.

Peço que coopere com seus pacientes para alcançar a meta que todos buscamos: o melhor resultado possível do tratamento.
Sinceramente,


Shirley Szwarfuter

(13) 9138-2821
shirley_szwarfuter@hotmail.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário